Retire a pedra de tropeço

Retire a pedra de tropeço
Se o teu olho te escandalizar,arranca-o e lança para longe de ti.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Praticar ESPORTE é pecado?


A palavra ESPORTE vem de origem grega "SE DEPORTE" que significa "DIVERTIR-SE" palavra que provém da pratica do esporte olimpico na antiga grécia

As Olimpíadas tiveram origem intimamente ligada à adoração de Zeus, considerado, pelos antigos gregos, o deus dos deuses. Os Jogos Olímpicos misturavam-se com sacrifícios religiosos; atletas eram tidos como semi-deuses, filhos de divindades com seres humanos; havia culto e templos dedicados a atletas mortos, vistos como heróis, com poderes miraculosos. Havia, ainda, os "deuses do Olimpo", e Olímpia era a cidade que sediava os Jogos. Esses elementos, aqui dispostos singelamente, apontam para a completa interação existente entre o surgimento das Olimpíadas e o politeísmo grego.

O apóstolo Paulo serviu-se das competições olímpicas para fazer algumas ilustrações pastorais. De fato, quando se refere ao mundo do esporte, Paulo tem em mente o mundo olímpico, pois ele viveu nesse período.

Assim é que Paulo diz que os que correm no estádio correm, mas um só leva o prêmio; que "todo atleta em tudo se domina", mas que, enquanto o atleta comum busca uma "coroa corruptível", os servos de Cristo buscam a "coroa incorruptível; que ele mesmo corre, mas "não sem meta"; luta, mas "não como desferindo golpes no ar"; que esmurra seu corpo, reduzindo-o à escravidão, a fim de não ser desqualificado ou reprovado (I Co 9.24-27). Essas afirmações demonstram o quanto Paulo conhecia das competições e da vida do atleta, que sofria para manter a forma física, com o intuito de ser o vencedor, mais vencedor de algo passageiro e corruptível, Paulo não icentiva a ninguém a praticar esportes, mais sim nos icentiva a buscar a coroa incorruptível.


As modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais, mas sempre com um adversário, Assim diz a definição dos dicionários.

Motivos para não praticar esportes:

"As obras da carne são conhecidas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, iras, pelejas, dissensões, facções, invejas, bebedices, orgias, e coisas semelhantes a estas, a cerca das quais vos declaro, como já antes vos preveni, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." Galatas 5:19:21.

A “Idolatria” é registrada no texto lido e em toda bíblia como obra da carne.
"Hoje se idolatra os esportistas".
Foi vinculado nos jornais uma grande faixa erguida por torcedores dizendo: "Se Deus é 10, Romário é 11". São camisas, torcidas organizadas, e quem joga melhor é idolatrado. esporte provoca idolatria.




Outra palavra contida no texto é "inimizades". Violentas brigas sempre ocorrem entre jogadores, torcedores e dirigentes. Jesus, na contramão dos esportes nos diz: "Eu, porém, vos digo:Amai os vossos inimigos e orai pelo que vos perseguem para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus." Mt 5:44-45.



Paulo escreve ainda a palavra denominada "Porfia", na lista das obras da carne. Segundo o dicionário a palavra porfia é disputa e competição. Disputa e competições são obras da carne, nos esportes há disputa, uma competição, um time contra o outro, uma torcida contra a outra. Sendo o esporte obra da carne, Paulo escreve aos Romanos: "Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus." Rm 8:8 E escreve aos servos da Galácia: "Não useis, porém, a liberdade para dar ocasião à carne." Gl 6:13.



Prosseguindo, na lista aparece o "ciúme ou emulação", deriva do latim "aemulatione", exceder outrem em merecimento, rivalidade. Ninguém joga para perder, o menor desejo de ganhar a partida é biblicamente pecado, quem fica como reserva tem ciúmes de quem é titular, um jogador menos condecorado tem ciúmes daquele que é estrela, o time vencedor provoca ciúmes no time perdedor, o torcedor do time perdedor fica com ciúmes do time vitorioso. Veja, tudo é misturado a "ciúmes e emulações", tudo é misturado a "obras da carne".
A bíblia aconselha: "Digo, porém: Andai no Espírito e não satisfareis a concupiscência da  carne". Gl 5:16.


A seguir encontramos no texto como item das obras da carne a palavra "iras". Sempre são vistos jogadores brigando entre si, juízes sendo difamados, torcidas brigando causando até mortes. Jogadores são conhecidos como animais, brigões, que não levam desaforo para casa. A ira está ligada diretamente ao esporte. A bíblia exorta: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos mas entendei qual seja a vontade do Senhor". Ef 5:15-17.

A palavra "Peleja" vem na seqüência que significa desafio. um simples torneio ou partida é um desafio. A bíblia diz:
"Que diremos, pois, irmãos? Quando vos reunir cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação". I Co 14:26.


Outro item da lista de Gálatas é a "Dissensão" que significa: "Divergência, contraste, discordar, divergir", está ligado diretamente ao futebol e ao esporte, é mais um item das obras da carne encontrados no esporte.

Paulo agora fala de  "Facções" que significa: "tomar partido, parcialidade, grupo distinto sem autoridade bíblica". Uns dizem: "Sou de tal time e o outro de tal jogar e etc. porém os nascidos de novo dizem: "Sou de Cristo". O esporte engloba facção entre times e torcidas, e é heresia pois não há aprovação bíblica para este acontecimento.


Já chega! a sã doutrina é contra as obras da carne, a sã doutrina é contra o esporte, tem que amar muito o pecado para não aceitar esse estudo como verdadeiro.

Vamos falar agora sobre o exercício físico.
Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde...... A razão da prática de exercícios inclui:.....a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doençascardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol,ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. 
Pois o exercício físico para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir. 1tm 4:8. Existe um pouco de proveito no exercício físico, quando não é feito como esporte, com competividade e disputa e esses exercícios físicos podem ser: andar,correr, andar de bicicleta e etc.com intenção de obter uma  saúde melhor.

FONTE:http://emdefesadasadoutrina.blogspot.com

4 comentários:

  1. Que bom ter encontrado um site que condena a pratica dos jogos de exercicios, o que e rarissimo no meio evangelico! Os cristaos modernos estao apegados ao mundo e seus prazeres. Estive em dois debates na Radio Melodia FM-RJ combatendo o futebol e demais jogos. Fiz um livro e desmembrei em apostilas para divulgar aos que querem fazer a vontade de Deus. Edmilson-Realengo

    ResponderExcluir
  2. Visitem o meu blog, que trata deste tema: a trajetoria dos jogos na vida dos hebreus e cristaos. Mostra que Deus nao se agrada de jogos de exercicios: estudosbiblicos-I.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amém um evangelho genuíno sem o evangelho do entretedimento isso causa apostasia ou e de Deus ou do mundo escolha para quando Jesus vier e você não fique Amém. fique na paz ótima matéria.

    ResponderExcluir