Retire a pedra de tropeço

Retire a pedra de tropeço
Se o teu olho te escandalizar,arranca-o e lança para longe de ti.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DOMINICAL






O objetivo deste artigo é chamar a atenção para o valor e importância que devemos dar à Escola Bíblica Dominical. Esta, tem suas raízes aprofundadas no Antigo Testamento (Ex 24:12; Dt 4:1; 6:1; 1 Sm 12:23), nas prescrições dadas por Deus aos patriarcas e ao povo de Israel para ensinar as leis de Deus. No Novo Testamento (MT 28:19-20), os discípulos recebem a comissão de fazer novos discípulos de todas as nações batizando e ensinando. A Escola Dominical é a principal agência onde se cumpre a grande comissão de Jesus, pois é um lugar onde se faz discípulos, há preparação para o batismo e principalmente, o lugar onde há o ensino da palavra de Deus. Uma Igreja que não investe em Escola Dominical é fadada a desaparecer, pois onde não há ensino, não há continuidade (Pv 29:18). Não podemos perder a oportunidade de revitalizar nossa mentalidade em relação à EBD, e investir nela para torná-la cada vez mais real, viva e eficaz em nossas igrejas, fazendo dela um espaço para “testemunhar a alegria e a esperança da salvação”. A igreja tem a tarefa de fazer discípulos, e isso vai além de fazer convertidos. É necessário ensino que atinge o ser humano com a reflexão, levando-o a viver de acordo com a Palavra de Deus. Evangelização e Educação Cristã são inseparáveis: não se pode evangelizar sem ensinar e, enquanto se ensina, evangeliza-se. A Escola Dominical devidamente funcionando, é o povo do Senhor, no dia do Senhor, estudando a Palavra do Senhor, na casa do Senhor. 
Quando conhecemos as Escrituras, elas nos levam a abandonar o pecado em nossas vidas e a praticar a justiça. Descobrimos que promessas estão disponíveis para nós, e como podemos pleitear tais promessas. É inaceitável existir ‘cristãos’ que não queiram conhecer a Deus profundamente. Que tipo de cristão é esse que quer manter um relacionamento com Deus sem saber como Ele é ou o que Ele quer? Assim como o alimento físico mantém nosso corpo, devemos nos alimentar diariamente da Palavra de Deus, a fim de que não nos tornemos ‘anoréxicos espirituais’.
Não é por acaso que a escola dominical existe até hoje. Ela é parte integrante da Igreja do Senhor Jesus Cristo, de quem temos a promessa de que "as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18). A EBD é uma bênção de Deus com características próprias, isto é, por mais que uma pessoa participe dos cultos e das atividades da semana de sua igreja, tem coisa que só será aprendida na escola dominical. É o maior seminário do mundo! E tem 
se destacado dentro da igreja como uma importante instituição de ensino capaz de ensinar, treinar e capacitar alunos para o aperfeiçoamento na obra do Senhor e também no crescimento espiritual da igreja.
Mas, infelizmente, o nosso trabalho tem concorrentes muito prósperos: a preguiça, o desânimo e a desculpa. Eles têm se colocado frente à igreja e impedido muitos membros de vir participar do momento mais sublime do Corpo de Cristo – o crescimento espiritual. Sem ele, jamais chegaremos à estatura de varão perfeito, e jamais manejaremos bem a Palavra de Deus.
Entretanto, continuamos orando para que você se desperte e venha à EBD, e louvamos ao Senhor por aqueles que não têm se deixado abater pelo desânimo, nem se abandonado nos braços da preguiça e tampouco usado desculpas tolas para não estarem na casa do Senhor, sendo ricamente abençoados todos os domingos, pelo estudo matinal da Palavra de Deus.                   


Quer conhecer e fazer parte da Igreja do arrebatamento? Venha para Escola Bíblica Dominical e traga a sua família. Pense bem: Ausentando-se da EBD, quem perde as bênçãos de Deus é você!

2 comentários:

  1. Meu grande irmão Sanlopes:
    Eu amo a escola dominical,sou professor de escola dominical aqui na nossa igreja em Miradouro MG,eu tenho feito de tudo para incentivar as pessoas a participar da escola dominical.Um versículo que uso muito pra motivar as pessoas e Esdra 7.10.Que proposito maravilhoso ele colocou no coração,confira depois na sua bíblia.No demais fica na paz do Senhor meu grande irmão em Cristo.Tenho certeza que um dia nos nos encontraremos por ocasião do arrebatamento.

    ResponderExcluir
  2. MUITO OBRIGADO HOMEM DE DEUS,QUE O SENHOR JESUS CONTINUE ABENCOANDO O SENHOR NESTE MARAVILHOSO OFICIO QUE E SER PROFESSOR DA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL.COMO DIZ O NOSSO PASTOR:A MELHOR FACULDADE QUE EXISTI.AMEM

    ResponderExcluir