Retire a pedra de tropeço

Retire a pedra de tropeço
Se o teu olho te escandalizar,arranca-o e lança para longe de ti.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

QUANDO DÁ VONTADE DE PARAR...


Graça e Paz de Jesus Cristo,Quem nunca teve vontade de parar no meio da caminhada, atire a primeira pedra!
     Essa paráfrase da sábia pergunta de Jesus Cristo quando foram acusar uma mulher de adultério perante Ele (Jo 8.7), faz nos refletir sobre a nossa fragilidade humana, tendenciosa ao desânimo (Sl 103.14).
     “Somos ungidos de Deus para vencer!”, “Fomos escolhidos de Deus para vencer!”. Essas frases são familiares para você? Sim! Acredito que você respondeu de maneira afirmativa.
     Mas... Será que sempre estamos com o significado delas bem plantados no solo do nosso coração? Ou será que vez ou outra, dá aquela vontade de parar em meio à caminhada cristã?!
     Saiba que não é bom termos vontade de parar, mas isso é mais comum do que imaginamos! Vale ressaltar que o problema não está centralizado na vontade de parar, mas na concretização do parar!
     Há muitos personagens bíblicos que tinham tudo para parar, mas não pararam! Vejamos alguns deles:

Abraão (Gn 22): Quando Deus pediu Isaque em sacrifício, Abraão poderia ter parado! Como assim?! Ora, às vezes, quando Deus pede algo muito precioso para nós, pode surgir um pensamento intruso, tentando nos convencer a voltar atrás, que não precisamos cultivar um relacionamento com o Deus Vivo! Mas, cuidado! E se Abraão tivesse parado?! NÃO podemos PARAR, para assim como Abraão, não impedirmos o cumprimento das promessas de Deus em nossas vidas!


Jó (Jó 2): Quando Deus permitiu que o diabo tocasse na saúde, na família e nos bens de Jó, a mulher desse quis convencê-lo a amaldiçoar ao Deus Vivo. Mas ele a chamou de doida, não aceitando tal “conselho”! NÃO podemos PARAR, para assim como Jó, não impedirmos que Deus seja glorificado por meio de nossas vidas!
Ester (Est 4): E como não citarmos Ester? Tendo se tornado rainha, Mardoqueu pediu para que ela suplicasse ao Rei Assuero pelo seu povo judeu. Ela sabia que, quando uma pessoa entrava à presença do rei, se não alcançasse graça aos olhos dele, poderia ser condenada à morte. Mas Ester não parou... mas foi! E o resultado é que o rei a ouviu e atendeu ao seu pedido. NÃO podemos PARAR, para assim como Ester, os planos de Deus sejam realizados para nós e para os nossos irmãos!


     E os personagens bíblicos que não só tiveram vontade, mas realmente pararam? Entretanto, Deus foi até a eles demonstrar a importância que eles tinham dentro dos Seus planos! Vejamos dois deles:

Jonas (Jn 3; 4): Depois que Jonas fugiu para Társis, ele parou! Mas Deus impediu que a obra dEle por meio de Jonas parasse! E como?! Permitindo que houvesse uma grande tempestade e Jonas fosse lançado ao mar e engolido por um grande peixe. Depois disso, Jonas obedeceu à ordem divina, indo pregar em Nínive. Entretanto, quando Deus se compadeceu e desistiu de destruir Nínive, Jonas não gostou e se irou, parando novamente: fez uma cabana e se sentou. Além disso, falou para Deus que era melhor ele morrer do que viver! Deus, com a Sua graça e misericórdia, providenciou-lhe uma aboboreira, a qual cresceu, proporcionando sombra para Jonas. Mas... no outro dia, Deus permitiu que um verme destruísse a aboboreira. O Sol feriu a cabeça de Jonas e ele desmaiou. Assim, ele continuou querendo parar: novamente, falou para Deus que era melhor que ele morresse! NÃO podemos PARAR, para que, assim como na vida de Jonas, a obra de Deus em nossa vida, o nosso ministério seja edificado e cultivado!


Elias (I Re 19): Elias quis parar por causa da perseguição de Jezabel! Mas Deus providenciou-lhe pão e água e, especialmente, palavras de encorajamento! NÃO podemos PARAR, para que, assim como o Profeta Elias, desfrutemos das providências de Deus; Quem realiza milagres em nós e por meio de nós, e a nossa fé é fortalecida nEle!
     Prezado jovem, está difícil seguir? O caminho parece muito árduo? Parece que as suas forças estão se acabando? O Sol parece muito forte? A chuva está destruindo as suas plantações? Pense: E SE JESUS TIVESSE PARADO A CAMINHO DO GÓLGOTA? (Jo 19.17).
     Que sofrimento! (Is 53.5). Tanto padecimento, tanta dor, mas Ele estava firme em Seu propósito de salvar a humanidade, permanecendo todo o tempo como um cordeiro mudo! (Is 8.32). Jesus Cristo é o nosso maior exemplo! (Jo 13.15; I Pe 2.21). E Ele NÃO PAROU! Se Ele tivesse parado, nós não teríamos a salvação!
     E Ele sabia que, mesmo com esse grande sacrifício de amor por nós, nós tenderíamos a parar! Por isso, Ele nos consolou: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33).
     Por isso, mesmo quando der aquela imensa vontade de parar; quando o desânimo quiser nos dominar; quando a angústia afligir o nosso coração; quando o desespero parecer a alternativa mais chamativa; quando as perspectivas para olhar o mundo forem somente negativas... NÃO, NUNCA, JAMAIS PAREMOS DE CAMINHAR EM DIREÇÃO À NOVA JERUSALÉM!

     Vamos refletir na 1.ª estrofe do hino “Estou caminhando”, do Álbum “Olhe para Jesus”, Ereni & Débora:

     “Eu vivia triste, não conhecia
     A Palavra Santa do meu Jesus;
     E agora estou feliz porque
     Estou caminhando ao Céu de Luz.
     O caminho é estreito, cheio de espinhos,
     Mas eu não penso em desanimar;
     Eu vou caminhando com esperança,
     Pois eu sei que breve vou descansar”.

FONTE:http://www.ipda.com.br/pej/pejestudos01.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário