Prezado jovem,
Graça e Paz de Cristo!
Hoje vamos comentar sobre o romance dos seguintes personagens bíblicos: Sansão e Dalila. Sansão foi escolhido por Deus - gerado em uma mulher que outrora era estéril - sendo anunciado por um anjo a sua mãe que ele seria nazireu desde o ventre; não podendo nunca ter o seu cabelo cortado. Sendo assim, os seus pais preservaram o seu cabelo conforme o aviso do anjo (Jz 13.3-5).
Mas Sansão tinha um “ponto fraco”: ele se deixava levar por qualquer mulher pela qual ele “se afeiçoava”!
O domínio próprio estava longe de Sansão! A Palavra de Deus diz: “Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida, Para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da estranha. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos” (Pv 6.23-25). Embora, na história de Sansão e no versículo supracitado, o homem aparece como a “vítima consciente”, e a mulher como a “sedutora”; isso se aplica ao contrário, também! Portanto, vamos estabelecer o significado das metáforas utilizadas nesse texto; considerando o CONTEXTO da história de Sansão e Dalila, para que haja um entendimento eficaz:
Sansão: Representa os jovens, homens e mulheres, que são escolhidos e chamados por Deus para uma obra ministerial;
Dalila: Representa as armadilhas satânicas que tentam impedir a obra de Deus na vida dos jovens, como tentações sexuais;
Cabelo: Representa o chamado de Deus na vida dos jovens que Satanás deseja destruir.
Atualmente, vemos alguns jovens que são chamados por Deus para determinada obra, tendo determinada vocação. Entretanto, nos “devaneios” e/ou espinhos da jornada, eles se deixam perder no meio do caminho. Não importa quais sejam as tentações; mas elas estão lá; e o Inimigo de nossas almas sabe em qual área de nossa vida estamos mais propensos a cair.
E, considerando a fase da juventude, sabemos que a área amorosa é algo que pode deixar o jovem cristão bem suscetível à queda: Quem sabe o seu relacionamento amoroso pode se tornar um empecilho para o ministério que Deus tem na sua vida! Se o seu companheiro não compartilha os mesmos ideais, é uma pessoa distante dos propósitos de Deus, não compreende os mistérios divinos, será que esse relacionamento é aprovado por Deus?
E mais: Vemos que Sansão se entregava a muitas mulheres. E o que ele fazia pode ser transportado para os dias de hoje, sendo essa ação conhecida hoje como “ficar”. O que é o “ficar”? É o relacionamento sem compromisso, que visa somente a satisfação da carne, não um degrau preparatório para o casamento!
Alguns jovens podem perguntar: “Mas se Deus me deu vida, um funcionamento do organismo perfeito, por que não desfrutar?” Ora, porque tudo tem o seu momento certo! Em Eclesiastes 3.1, encontramos: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.
A Palavra de Deus enfatiza: “Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo” (I Co 6.18) e “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia” (Gl 5.19).
Logo, jovens que têm um chamado de Deus, jamais devem se entregar às tentações carnais, que visam à satisfação do instinto! Deve haver um cuidado no meio dos nossos jovens para que não comecemos a achar que tudo é “normal”! Afinal, o Apóstolo Paulo nos instrui: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).
Lembrete Amigo: Jovem de Deus não “fica”, mas “prossegue” até a perfeição! (Hb 6.1). Por isso, jovem, “LEVANTA E VAI”; pois poucos são os jovens que ouvem o Mestre chamar, como aborda a 1.ª Estrofe do Hino “Levanta e Vai”, do Grupo Renovação:
“Jesus está chamando jovens corajosos para trabalhar,
A seara é grande, e poucos ouvem o Mestre chamar;
Se você é jovem, seja um obreiro de valor,
Decida-se agora, pois há almas que choram,
Levanta e vai”!
Mas... Qual é o melhor meio para se resistir às tentações sexuais? Sendo amigo de Deus e se ocupando com a obra dEle! Lembre-se de que o adultério do salmista Davi se originou de seu “passeio” pelo terraço (II Sm 11)... Com tanta coisa para ser analisada para o bem-estar povo de Israel, e ele lá passeando! Será que você também está “passeando” ao realizar a obra de Deus, e ficará “fraco” para resistir à próxima tentação? Em caso positivo, é hora de se arrepender como Davi!
Não estamos apresentando uma “apologia” à não existência do lazer, mas destacando sobre a importância da sabedoria ao realizá-lo! Se Davi estivesse firme na fé, ele teria resistido! Como? Primeiramente, desviando o seu olhar e procurando outra coisa para fazer! Não é pecado ser tentado, vemos que Jesus foi tentado por Satanás em um momento que Ele estava solitário no deserto, mas qual foi o segredo de Jesus para vencer a Satanás de forma gloriosa? Ele estava em consagração e firmado na Palavra! (Veja Lucas 4).
Quando as mulheres atraíam a Sansão, ele tinha de se lembrar do seu privilégio de ser nazireu - que significa “separado ao Senhor” – (Nm 6.2); sendo um homem forte, quando o Espírito de Deus se apoderava dele! (Jz 14.6; 14.19; 15.14). Mas não, ele simplesmente se deixava ser levado por todas elas... Até que a última, Dalila, preparou-lhe a armadilha, e ele ficou cego. Mas aí, ele se lembrou de Deus e clamou para que, pela última vez, Deus concedesse a força para que ele se vingasse dos filisteus. Deus, com Sua misericórdia, inclinou os Seus ouvidos e atendeu o clamor de Sansão. Portanto, como vemos em Juízes 16, ele morreu juntamente com todos os filisteus que estavam na casa.
O jugo desigual foi a lição prática que Sansão não aprendeu (mas nós temos que aprender); pois seus pais o tinham alertado (Jz 14.3), e honrar pai e mãe é mandamento (Dt 5.16)! Sansão não atentou para a seguinte admoestação; portanto, desobedeceu ao anúncio divino, por meio do anjo a sua mãe:
“Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes” (Pv 5.3-4).
Sobre jugo desigual, a Bíblia nos alerta:
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (II Co 6.14).
O escritor A. de Saint-Exupéry disse: “O amor não consiste em olhar para o outro, mas olhar juntos para a mesma direção”.
Pois bem, você e seu(a) parceiro(a) estão olhando para a mesma direção que um cristão deve olhar, que é CRISTO? Cuidado com as armadilhas da Dalila! E, permita-me criar um neologismo de gênero de palavra: Cuidado com as armadilhas do Dalilo!
Portanto, querido jovem, para ficarmos firmes a fim de que prossigamos e cumpramos o chamado do Senhor, não podemos nos esquecer dos seguintes passos:
- Devemos ter e cultivar um relacionamento com o Deus Vivo;
- Devemos nos consagrar ao Senhor com sabedoria e temperança;
- Devemos constantemente meditarmos nas Escrituras e nos arraigarmos nelas;
- Devemos sempre nos lembrar dos propósitos de Deus em nossa vida, e não os trocarmos por coisas vãs;
- Devemos ter em mente que, no momento certo, Deus preparará uma pessoa para nos completar; por isso, devemos lançar nossa ansiedade nas mãos de Deus (I Pe 5.7), para que não venhamos escolher a pessoa errada somente pelo instinto carnal e depois obtermos consequências desastrosas assim como Sansão;
- Devemos nos lembrar de que relacionamentos inconstantes como o “ficar”, pode trazer sérios prejuízos espirituais e emocionais, sendo pecado diante de Deus;
- Devemos nos ocupar com a meditação das Escrituras e procurarmos descobrir o chamado de Deus em nossas vidas, para que prossigamos em todo o tempo, cumprindo-o nosso chamado, o nosso ministério “Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém” (Rm 11.36)!
Meditemos agora na 2.ª Estrofe do Hino “Levanta e Vai”:
“Há muitos jovens que são uma bênção nas mãos do Senhor,
Cheios de poder para vencer o vil tentador;
Desperta, ó jovem, e obedeça o ide de Jesus,
Antes que escureça, e as almas pereçam,
Levanta e vai”!
O chamado de Deus para Sansão era que ele começasse a livrar Israel das mãos dos filisteus (Jz 13.5). E, em sua morte, esse chamado se evidenciou (Jz 16.30)!“Há muitos jovens que são uma bênção nas mãos do Senhor,
Cheios de poder para vencer o vil tentador;
Desperta, ó jovem, e obedeça o ide de Jesus,
Antes que escureça, e as almas pereçam,
Levanta e vai”!
Assim como o Apóstolo Paulo (At 9.3-9) – claro, com fins diferentes - Sansão precisou ficar cego fisicamente para poder enxergar o chamado e propósitos espirituais de Deus em sua vida! Caro jovem, não espere que isso aconteça, ENXERGUE osPROPÓSITOS DE DEUS em sua vida, O CHAMADO DE DEUS para a sua vida HOJE, AGORA!
Com votos de visão espiritual!
Em Cristo,
Sara Guimarães de Oliveira
sara.guimaraes@ipda.com.br
Em Cristo,
Sara Guimarães de Oliveira
sara.guimaraes@ipda.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário