Retire a pedra de tropeço

Retire a pedra de tropeço
Se o teu olho te escandalizar,arranca-o e lança para longe de ti.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

VENCENDO A CARNE





Prezado jovem,
     Graça e Paz de Cristo!
     Hoje vamos comentar sobre o romance dos seguintes personagens bíblicos: Sansão e Dalila. Sansão foi escolhido por Deus - gerado em uma mulher que outrora era estéril - sendo anunciado por um anjo a sua mãe que ele seria nazireu desde o ventre; não podendo nunca ter o seu cabelo cortado. Sendo assim, os seus pais preservaram o seu cabelo conforme o aviso do anjo (Jz 13.3-5). 
     Mas Sansão tinha um “ponto fraco”: ele se deixava levar por qualquer mulher pela qual ele “se afeiçoava”!
     O domínio próprio estava longe de Sansão! A Palavra de Deus diz: “Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida, Para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da estranha. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos” (Pv 6.23-25). Embora, na história de Sansão e no versículo supracitado, o homem aparece como a “vítima consciente”, e a mulher como a “sedutora”; isso se aplica ao contrário, também! Portanto, vamos estabelecer o significado das metáforas utilizadas nesse texto; considerando o CONTEXTO da história de Sansão e Dalila, para que haja um entendimento eficaz:
     Sansão: Representa os jovens, homens e mulheres, que são escolhidos e chamados por Deus para uma obra ministerial;
     Dalila: Representa as armadilhas satânicas que tentam impedir a obra de Deus na vida dos jovens, como tentações sexuais;
     Cabelo: Representa o chamado de Deus na vida dos jovens que Satanás deseja destruir.
     Atualmente, vemos alguns jovens que são chamados por Deus para determinada obra, tendo determinada vocação. Entretanto, nos “devaneios” e/ou espinhos da jornada, eles se deixam perder no meio do caminho. Não importa quais sejam as tentações; mas elas estão lá; e o Inimigo de nossas almas sabe em qual área de nossa vida estamos mais propensos a cair.
     E, considerando a fase da juventude, sabemos que a área amorosa é algo que pode deixar o jovem cristão bem suscetível à queda: Quem sabe o seu relacionamento amoroso pode se tornar um empecilho para o ministério que Deus tem na sua vida! Se o seu companheiro não compartilha os mesmos ideais, é uma pessoa distante dos propósitos de Deus, não compreende os mistérios divinos, será que esse relacionamento é aprovado por Deus?
     E mais: Vemos que Sansão se entregava a muitas mulheres. E o que ele fazia pode ser transportado para os dias de hoje, sendo essa ação conhecida hoje como “ficar”. O que é o “ficar”? É o relacionamento sem compromisso, que visa somente a satisfação da carne, não um degrau preparatório para o casamento!
Alguns jovens podem perguntar: “Mas se Deus me deu vida, um funcionamento do organismo perfeito, por que não desfrutar?” Ora, porque tudo tem o seu momento certo! Em Eclesiastes 3.1, encontramos: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.
     A Palavra de Deus enfatiza: Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo” (I Co 6.18) e “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia” (Gl 5.19).  
     Logo, jovens que têm um chamado de Deus, jamais devem se entregar às tentações carnais, que visam à satisfação do instinto! Deve haver um cuidado no meio dos nossos jovens para que não comecemos a achar que tudo é “normal”! Afinal, o Apóstolo Paulo nos instrui: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).
     Lembrete Amigo: Jovem de Deus não “fica”, mas “prossegue” até a perfeição! (Hb 6.1). Por isso, jovem, “LEVANTA E VAI”; pois poucos são os jovens que ouvem o Mestre chamar, como aborda a 1.ª Estrofe do Hino “Levanta e Vai”, do Grupo Renovação:
     “Jesus está chamando jovens corajosos para trabalhar,
     A seara é grande, e poucos ouvem o Mestre chamar;
     Se você é jovem, seja um obreiro de valor,
     Decida-se agora, pois há almas que choram,
     Levanta e vai”!


     Mas... Qual é o melhor meio para se resistir às tentações sexuais? Sendo amigo de Deus e se ocupando com a obra dEle! Lembre-se de que o adultério do salmista Davi se originou de seu “passeio” pelo terraço (II Sm 11)... Com tanta coisa para ser analisada para o bem-estar povo de Israel, e ele lá passeando! Será que você também está “passeando” ao realizar a obra de Deus, e ficará “fraco” para resistir à próxima tentação? Em caso positivo, é hora de se arrepender como Davi!
     Não estamos apresentando uma “apologia” à não existência do lazer, mas destacando sobre a importância da sabedoria ao realizá-lo! Se Davi estivesse firme na fé, ele teria resistido! Como? Primeiramente, desviando o seu olhar e procurando outra coisa para fazer! Não é pecado ser tentado, vemos que Jesus foi tentado por Satanás em um momento que Ele estava solitário no deserto, mas qual foi o segredo de Jesus para vencer a Satanás de forma gloriosa? Ele estava em consagração e firmado na Palavra! (Veja Lucas 4).
     Quando as mulheres atraíam a Sansão, ele tinha de se lembrar do seu privilégio de ser nazireu - que significa “separado ao Senhor” – (Nm 6.2); sendo um homem forte, quando o Espírito de Deus se apoderava dele! (Jz 14.6; 14.19; 15.14). Mas não, ele simplesmente se deixava ser levado por todas elas... Até que a última, Dalila, preparou-lhe a armadilha, e ele ficou cego. Mas aí, ele se lembrou de Deus e clamou para que, pela última vez, Deus concedesse a força para que ele se vingasse dos filisteus. Deus, com Sua misericórdia, inclinou os Seus ouvidos e atendeu o clamor de Sansão. Portanto, como vemos em Juízes 16, ele morreu juntamente com todos os filisteus que estavam na casa.
     O jugo desigual foi a lição prática que Sansão não aprendeu (mas nós temos que aprender); pois seus pais o tinham alertado (Jz 14.3), e honrar pai e mãe é mandamento (Dt 5.16)! Sansão não atentou para a seguinte admoestação; portanto, desobedeceu ao anúncio divino, por meio do anjo a sua mãe:
     “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes” (Pv 5.3-4). 
     Sobre jugo desigual, a Bíblia nos alerta:
     “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (II Co 6.14).
     O escritor A. de Saint-Exupéry disse: “O amor não consiste em olhar para o outro, mas olhar juntos para a mesma direção”.
     Pois bem, você e seu(a) parceiro(a) estão olhando para a mesma direção que um cristão deve olhar, que é CRISTO? Cuidado com as armadilhas da Dalila! E, permita-me criar um neologismo de gênero de palavra: Cuidado com as armadilhas do Dalilo!
     Portanto, querido jovem, para ficarmos firmes a fim de que prossigamos e cumpramos o chamado do Senhor, não podemos nos esquecer dos seguintes passos:
  1. Devemos ter e cultivar um relacionamento com o Deus Vivo;
  2. Devemos nos consagrar ao Senhor com sabedoria e temperança;
  3. Devemos constantemente meditarmos nas Escrituras e nos arraigarmos nelas;
  4. Devemos sempre nos lembrar dos propósitos de Deus em nossa vida, e não os trocarmos por coisas vãs;
  5. Devemos ter em mente que, no momento certo, Deus preparará uma pessoa para nos completar; por isso, devemos lançar nossa ansiedade nas mãos de Deus (I Pe 5.7), para que não venhamos escolher a pessoa errada somente pelo instinto carnal e depois obtermos consequências desastrosas assim como Sansão;
  6. Devemos nos lembrar de que relacionamentos inconstantes como o “ficar”, pode trazer sérios prejuízos espirituais e emocionais, sendo pecado diante de Deus;
  7. Devemos nos ocupar com a meditação das Escrituras e procurarmos descobrir o chamado de Deus em nossas vidas, para que prossigamos em todo o tempo, cumprindo-o nosso chamado, o nosso ministério “Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém” (Rm 11.36)!
Meditemos agora na 2.ª Estrofe do Hino “Levanta e Vai”:

“Há muitos jovens que são uma bênção nas mãos do Senhor,
Cheios de poder para vencer o vil tentador;
Desperta, ó jovem, e obedeça o ide de Jesus,
Antes que escureça, e as almas pereçam,
Levanta e vai”!
     O chamado de Deus para Sansão era que ele começasse a livrar Israel das mãos dos filisteus (Jz 13.5). E, em sua morte, esse chamado se evidenciou (Jz 16.30)!
     Assim como o Apóstolo Paulo (At 9.3-9) – claro, com fins diferentes - Sansão precisou ficar cego fisicamente para poder enxergar o chamado e propósitos espirituais de Deus em sua vida!  Caro jovem, não espere que isso aconteça, ENXERGUE osPROPÓSITOS DE DEUS em sua vida, O CHAMADO DE DEUS para a sua vida HOJEAGORA!
Com votos de visão espiritual!
Em Cristo,
Sara Guimarães de Oliveira
sara.guimaraes@ipda.com.br


FONTE:http://www.ipda.com.br/pej/pejestudos01.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário