VALOR DA ADORAÇÃO A DEUS NO LAR
No Livro de Gênesis, cap. 3 e no Salmo 128, encontramos o valor da adoração a Deus no lar. Deus deseja que, em cada lar, haja um ambiente espiritual que honre e glorifique o Seu nome.
O culto doméstico tem suas raízes no próprio Deus ao criar o ser humano para ter íntima comunhão com Ele. Foi plano de Deus que esse ser criado formasse família e juntos servissem ao Senhor com alegria - plano este seguido por Josué, conforme o capítulo 24:14-15: "Agora, pois, temei ao Senhor e servi-O com integridade e com fidelidade (...) eu e a minha casa serviremos ao Senhor".
Josué não faz da adoração ou do culto a Deus vivo algo opcional e diz que o Senhor quer ser adorado e servido voluntária e deliberadamente pelas nossas famílias. O profeta reforça o ato de culto a Deus nas famílias com o seu próprio exemplo. Fica claro que ele está se dirigindo aos cabeças das famílias - ele tem uma liderança de tal ordem sobre a sua família que ele fala por toda a sua casa.
A FALTA DE DEUS NO LAR
Por se tratar de uma instituição divina, a família tem sido atacada desde o Éden por inimigos mortais. No mundo moderno, ese ataque tem sido extremamente violento, a ponto de muitos já duvidarem da necessidade de constituir família. Há moços que têm receio de se casarem temendo não ter condições de levar adiante a constituição do lar, e também há moças que sentem o mesmo receio. Além disso, há, ainda, os que, inebriados pela propaganda materialista - que prega novas formas de convivência social em substituição ao lar, preferem lançar-se ao mar revolto das aventuras, das libertinagens sexuais, do falso "amor livre", e de tantas outras fugas, a enfrentarem a realidade, da boa convivência social, com base na instituição familiar.
Por trás de todo o ataque à família, está o inimigo de Deus e dos homens, Satanás. E poucos sabem disso. As famílias cristãs, quando verdadeiramente cristãs, são as que estão em melhores condições, espirituais e morais, de reagirem e vencerem os ataques diabólicos contra o lar. Veremos agora alguns dos terríveis inimigos do lar e da família, e como combatê-los.
O PERIGO DA FALTA DE DEUS NO LAR
A falta de Deus é o inimigo número um do lar. Ele se revela quando o ambiente em casa é destituído de espiritualidade. Quando Deus está presente no lar, sente-se uma atmosfera diferente, agradável e santa. O pai e a mãe se unem aos filhos para servirem ao Senhor. Deus é o hóspede invisível, mas real, que domina o ambiente da família. Em cada canto da casa, pode-se sentir Deus. Há harmonia entre todos. Há louvores. Há devoção sincera ao Senhor. As coisas de Deus são colocadas em primeiro lugar, e o lar é uma continuação da igreja.
Por outro lado, quando Deus não está no lar, sente-se que o ambiente é carnal, pesado, cheio de manifestações mundanas. Não se louva a Deus, mas a criatura. Não se ora, não se busca o Senhor. A Bíblia, se existir, está escondida. As músicas são profanas. Não existe harmonia no casal nem nos filhos. As coisas materiais estão em primeiro lugar. Só se pensa em prazeres materiais, riquezas, dinheiro, diversões e coisas mundanas! A casa é uma continuação do mundo. É bom não esquecer o que diz o salmista: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (Sl 127.1).
A maioria dos pais crentes não tem percebido a necessidade da adoração no lar, imaginando que só a igreja local atende às necessidades espirituais de sua família. Mas isso é um engano. Meditemos um pouco no assunto.
I – DEUS QUER ESTAR PRESENTE NO LAR
1. No primeiro lar, Deus estava presente.
- Deus visitava, Deus falava, Deus orientava o primeiro casal;
- Enquanto obedeceram à voz de Deus, havia um culto maravilhoso no lar edênico; - Quando desobedeceram, Satanás prevaleceu;
- Hoje, acontece a mesma coisa:
Deus no lar: Harmonia, paz, amor.
Deus fora do lar: falta de amor, ciúmes, contendas, brigas; desunião.
II – COM DEUS NO LAR, A FAMÍLIA É FELIZ
I. O Pai de família é feliz (Sl 128.1)
- Ele teme a Deus e ANDA nos seus caminhos;
- Adora a Deus, reparte felicidade com os seus;
- É companheiro e amigo dos filhos e da esposa, ajudando-os a serem bons crentes; - Ele ama a esposa e dá exemplo aos filhos;
- Tem cuidado e zelo pela família (Ver 1 Tm 5.8).
2. A Mãe, esposa e mulher é feliz (Sl 128.3a)
- Ela é comparada a uma ÁRVORE FRUTÍFERA:
- Dá fruto, dá sombra, dá abrigo, dá aconchego;
- A árvore precisa ser cuidada: amor, zelo, afeto, carinho;
- É diligente (Pv 31.27, é virtuosa (Pv 31.10-11);
- É admirada e elogiada pelo esposo e pelos filhos (Pv 31.28-29).
3. Os Filhos são abençoados (Sl 128 3b)
- São comparados a PLANTAS DE OLIVEIRAS:
- Dão fruto: Ver Gl 5.22-23; Dão azeite (unção do Espírito Santo);
- Dão sombra (amparo, abrigo contra o desconforto);
- As plantas precisam ser regadas, cuidadas: amor, cuidado, afeto, tempo, diálogo.
4. A Prosperidade no Lar Cristão (Sl 128.2; 4-6; Dt 28)
- Prosperidade em tudo (Sl 1.1-3);
- Bênção na cidade (Dt 28.3a), bênção no campo (Dt 28.3b-4);
- Bênção na vida doméstica (Dt 28.5,8);
- Bênção dentro e fora de Casa (Dt 28.6; Sl 121.8);
- Bênção diante dos inimigos (Dt 28.7; Sl 23.5);
- Bênção na parte financeira (Dt 28.12).
III - A ADORAÇÃO A DEUS NO LAR É MANDAMENTO DE DEUS (Dt 11.18-21)
1. Os pais devem ter a palavra no coração (v. 18)
- Do coração procedem as saídas da vida (Pv 4.21-22);
- A boca fala do que o coração está cheio (Lc 6.45);
- "A morte e a vida estão no poder da língua" (Pv 18.21);
2. Os pais devem ter a Palavra de Deus nas mãos (v. 18)
- As mãos devem ser usadas de acordo com a Palavra de Deus todos os dias;
- O toque das mãos pode conduzir bênçãos com a palavra. Jacó abençoou os netos, tocando neles (Gn 48.8-10; 13-16).
3. Os pais devem ensinar a palavra cuidadosamente (v. 19)
- Ensinar assentado em casa (v 19); Ensinar andando pelo caminho; Ensinar durante o dia.
4. O valor do Culto Doméstico
4.1. Período
Deve ser feito diariamente: durante 10 a 15 minutos apenas;
4.2. Providências
Providências preliminares: reunir a família e mostrar a necessidade do culto doméstico.
4.3. Roteiro – Pode variar
1) Cânticos de corinhos ou de hinos de que todos gostem;
2) Leitura de pequeno trecho da Bíblia: cada dia, um membro da família ler, ou todos lêem alternadamente os versículos (isso ajuda a participação maior);
3) Um comentário rápido e significativo pode ser feito, enfatizando os pontos, aplicando-os à vida da família;
4) Pedidos de Oração: cada um pede por seus problemas e pelos outros;
5) Oração: uma só, por um membro da família ou fazem oração um após outro.
4.4. Obstáculos
1) Desencontros dos horários da família: O pai trabalha em um horário, a mãe trabalha em outro, os filhos saem cedo para a escola, horários desencontrados;
2) Fadiga: o trabalho e os estudos em excesso conspiram contra o culto doméstico;
3) Pouca importância: muitos passam horas e horas diante de outras coisas, mas não encontram tempo para o culto doméstico.
TUDO ISSO DIFICULTA, MAS NÃO DEVE SER USADO COMO DESCULPAS PARA A NÃO REALIZAÇÃO DO CULTO DOMÉSTICO. O Inimigo pode agir nessas coisas.
É PRECISO COLOCAR O CULTO DOMÉSTICO COMO PRIORIDADE NO LAR. SÓ TRAZ BÊNÇÃOS PARA A FAMÍLIA.
Os obstáculos podem ser vencidos com o Poder do Espírito Santo e o esforço de todos, principalmente dos líderes do lar (Pai e mãe). Há tempo para tudo (Ec 3.1); Podemos tudo naquele que nos fortalece (Fp 4.13).
CONCLUSÃO: A adoração a Deus no lar precisa ser valorizada. A avalanche de pecados que são jogados contra os lares, especialmente através da mídia (Televisao, literatura pornográfica,internet etc...) só pode ser derrotada com a família unida em torno do altar da adoração a Deus. É melhor desligar o altar da televisão e lancar ela fora de seu lar e acender o ALTAR DA ADORAÇÃO. PAI E MÃE: não deem desculpas que agradem ao Inimigo. REALIZEM O CULTO DOMÉSTICO COM SEUS FILHOS. Que Deus nos abençoe (Nm 6.24-26).
CONCLUSÃO
Quando o Senhor edifica as bases, as colunas, as paredes espirituais, os muros ficam fortalecidos pelo Supremo Arquiteto. Mas os pais, para começarem com Deus e continuarem com Deus, precisam cumprir os seus deveres cristãos, como já foi dito antes. Em resumo, para ter Deus no lar, é necessário:
- Ter no lar uma vida de oração;
- Realizar o culto doméstico, adorando a Deus com a família. Cultivar e estimular no lar a leitura da Bíblia Sagrada;
- Levar a família, cedo, ao ambiente sadio da igreja;
- Estar vigilante quanto às "astutas ciladas do Diabo" contra o lar;
- Combater todas as formas de infiltração do materialismo ateu, seja por via da escola, dos meios de comunicação (TV) ou de outras pessoas. Levar a família a ocupar-se no serviço do Senhor.
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (Sl 127.1).
(Extraído e adaptado)
FONTE:
http://www.ipda.com.br/nova/projetofamilia/familias06.php